GESTÃO

  1. Gestão Estratégica;
  2. Gestão Tática-Operacional – Desdobramento de Metas;
  3. Gestão da Rotina;
  4. Gestão por Processos;
  5. Gestão de Projetos;
  6. Gestão de Operações/ Industrial;
  7. Gestão de Custos e Despesas;
  8. Gestão de Receitas;
  9. Gestão da Inovação;
  10. Gestão do Ciclo Financeiro;
  11. Gestão de Pessoas: Avaliação de Desempenho e Remuneração Variável.
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O QUE É?
É um processo estruturado para:
– Definir as metas plurianuais da empresa;
– Formular as estratégias;
– Definir os projetos estratégicos e as diretrizes do ano seguinte;
– Desdobrar as metas globais da organização até o nível da execução das ações necessárias para alcança-las;
– Elaborar planos de ação para todas as metas de melhoria;
– Implantar uma sistemática de acompanhamento dos resultados e tratamento dos pontos críticos.

PARA QUE SERVE?
Serve para entender o momento atual da empresa e do seu setor, buscando um alinhamento estratégico ou um novo direcionamento estratégico para o negócio, para em seguida, fazer a conexão das diretrizes da Alta Administração com a base operacional da empresa e garantir os resultados esperados para o exercício.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Atingimento das metas da organização e a consequente satisfação dos mercados que são atendidos por ela.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Comprometimento da equipe com as metas globais estabelecidas;
– Estratégias de negócio consistentes e alinhadas com uma clara visão de futuro;
– Desenvolvimento do pensamento estratégico e foco nos resultados de médio e longo prazo;
– Atitude proativa via monitoramento de cenários e elaboração de planos de contingência;
– Melhoria do clima organizacional através da definição de responsabilidades;
– Aplicação do método PDCA desde a elaboração dos planos até o tratamento das anomalias.

O QUE É?
É um processo estruturado para garantir o atingimento das metas estratégicas da empresa através da realização das seguintes etapas:
– Desdobrar as metas globais da empresa até o nível da execução das ações necessárias para atingi-las;
– Criar uma cadeia estruturada e lógica das metas evidenciando os caminhos para a construção dos resultados;
– Elaborar planos de ação para todas as metas de melhoria;
– Implantar uma sistemática de acompanhamento de resultados e tratamento das anomalias.

PARA QUE SERVE?
Serve para:
– Fazer a conexão das diretrizes da alta administração com a base operacional da empresa;
– Dar foco na atuação de todos os colaboradores da empresa, direcionando toda a energia e recursos para os resultados planejados;
– Criar uma base clara e justa para os sistemas de avaliação de desempenho e remuneração variável;
– Desenvolver uma cultura de resultado nas empresas.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Atingimento das metas planejadas pela empresa;
– Satisfação das partes interessadas: clientes, acionistas, colaboradores e comunidade.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Comprometimento da equipe com as metas estabelecidas;
– Desenvolvimento do pensamento e do foco em resultados;
– Melhoria do clima organizacional através da definição de responsabilidades;
– Aplicação do método PDCA desde a elaboração dos planos até o tratamento das anomalias.

O QUE É?
É o conjunto de ações e verificações sistemáticas conduzidas por cada pessoa da empresa, no sentido de assumir e realizar sua responsabilidade em relação às metas de cada processo.
Essas atividades são divididas em:

Atividades de Melhorar (PDCA):
– Definir metas de melhoria para os processos existentes;
– Analisar o problema e suas causas;
– Elaborar e implantar os planos de ação para melhoria;
– Verificar os resultados;
– Padronizar ou melhorar os padrões existentes.

Atividades de Manter (SDCA):
– Descrever o negócio;
– Definir os itens de controle e suas metas;
– Elaborar os fluxogramas dos processos críticos;
– Definir as tarefas críticas, padronizar e treinar;
– Identificar e eliminar as anomalias.

PARA QUE SERVE?
Serve para garantir os resultados esperados de cada processo, permitindo que os clientes internos e externos recebam os produtos e serviços com a especificação definida: qualidade, custo prazo. Além disso, orienta as pessoas da empresa na busca pela melhoria desses processos, de uma forma contínua e em etapas incrementais, fortalecendo o trabalho em equipe, o consenso e o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Aumento da satisfação dos clientes internos e externos.
– Aumento da eficácia da empresa.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Melhoria do moral das pessoas da empresa;
– Melhoria da imagem da empresa;
– Aumento da capacidade analítica das pessoas;
– Previsibilidade e repetibilidade dos processos através da padronização.

O QUE É?
É uma solução aplicada para a otimização dos processos de uma organização inteira ou de funções específicas, baseada no ciclo PDCA, sempre que sejam demandados novos patamares de produtividade e qualidade que não podem ser obtidos com a visão departamental de melhoria contínua.

PARA QUE SERVE?
Serve para a organização ou função:
– Promover a adequação dos recursos aos resultados pretendidos;
– Ordenar os processos internos, clareando autoridade e responsabilidade com o foco dos clientes / resultado.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Redução das despesas e dos custos fixos e variáveis;
– Redução dos retrabalhos;
– Aumento da produtividade.
– Melhorias significativas nos indicadores de qualidade e de relacionamento com os clientes;
– Eliminação de redundâncias, esperas e retrabalhos.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Comprometimento da equipe com os resultados dos processos reprojetados;
– Melhoria da comunicação em toda a organização, através da atribuição de metas claras e da definição dos níveis de autoridade e responsabilidade;
– Maior previsibilidade através da padronização.

O QUE É?
É um processo aderente às melhores práticas de mercado, estruturado para:
– Iniciar um projeto;
– Planejar o projeto;
– Acompanhar a execução do projeto;
– Encerrar o projeto.

Todo projeto consiste em um esforço temporário para produzir um resultado/ produto/ serviço único.

PARA QUE SERVE?
Serve para garantir que os projetos serão bem sucedidos e que em seu término seja possível obter:
– Cliente satisfeito;
– Atingimento dos indicadores de resultados: prazo, escopo, custo e qualidade;
– Elevado moral da equipe do projeto.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Cumprimento do escopo, prazos e orçamento previstos.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Maior alinhamento com as metas globais da empresa;
– Avaliação e redução de riscos;
– Menor estresse na realização do projeto;
– Maior moral da equipe envolvida no projeto.

O QUE É?
É uma solução aplicada para padronizar os conceitos de medição e controle por meio de indicadores. Define quais são as regras de cálculo e métodos de medição para cada indicador.

PARA QUE SERVE?
Serve para:
– Comparar indicadores entre operações/ plantas;
– Comparar os indicadores da empresa com a concorrência;
– Comparar os indicadores da empresa com outras operações/ indústrias;
– Ter uma linguagem padrão.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Maior produção durante o mesmo período de tempo, com melhor qualidade;
– Redução dos custos variáveis;
– Melhoria da eficiência global;

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Conhecimento da situação atual de cada equipamento, com ênfase nas perdas por paradas, perdas de produção e perdas de qualidade;
– Benchmark dos principais indicadores;
– Definição de como utilizar os tempos de operação/ produção;
– Detalhamento e formalização dos indicadores definidos;
– Capacitação dos colaboradores envolvidos.

O QUE É?
É um processo estruturado para reduzir os custos e despesas da empresa. Basicamente é estruturado da seguinte forma:
– Fazer o planejamento orçamentário com definição das metas e planos/ padrões para reduzir os custos e despesas;
– Fazer o controle orçamentário pelo acompanhamento sistemático das metas, comparando os valores previstos com os realizados e tomando as ações corretivas sempre que necessário.

PARA QUE SERVE?
Serve para preparar ou revisar o orçamento de custos e despesas da empresa, bem como acompanhar sua execução. O objetivo é encontrar oportunidades de redução de gastos, fundamentado na análise detalhada das principais contas contábeis de custos e despesas. Também são utilizadas técnicas de análise de contratos e comparação de desempenho de indicadores para definição das metas preliminares. Todas as metas são negociadas com os respectivos responsáveis pelos centros de custo, para a consolidação do orçamento da empresa.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Redução dos custos e despesas da empresa.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Aumento da participação dos funcionários no processo de controle dos gastos;
– Melhoria da qualidade das informações contábeis de custos e despesas;
– Melhoria no nível de conhecimento dos gestores sobre os diversos tipos de gastos que ocorrem na empresa;
– Monitoramento consistente das metas definidas;
– Aplicação do método PDCA desde a elaboração dos planos até o tratamento das anomalias.

O QUE É?
É um processo estruturado para aumentar as receitas da empresa. Basicamente é estruturado da seguinte forma:
– Fazer o planejamento orçamentário com definição das metas e planos para aumentar as receitas;
– Fazer o controle orçamentário pelo acompanhamento sistemático das metas, comparando os valores previstos com os realizados e tomando as ações corretivas sempre que necessário.

PARA QUE SERVE?
Serve para preparar ou revisar o orçamento de receitas da empresa, bem como acompanhar sua execução. O objetivo é encontrar oportunidades de aumento de receitas, fundamentada na análise detalhada das principais receitas, produtos/ serviços e clientes da empresa. Todas as metas são negociadas com os respectivos responsáveis por vendas, para a consolidação do orçamento da empresa.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Aumento das receitas da empresa;
– Aumento da rentabilidade da empresa.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Conhecimento da equipe comercial/ vendas no desdobramento de metas, até o último nível de sua estrutura;
– Metas específicas para cada vendedor, cliente e produto/ serviço;
– Conscientização da importância de uma venda bem feita;
– Monitoramento consistente das metas definidas;
– Aplicação do método PDCA desde a elaboração dos planos até o tratamento das anomalias.

O QUE É?
É um processo estruturado para desenvolvimento/ remodelagem de produtos, serviços e processos, visando:
– Identificar necessidades de mercado;
– Traduzir as necessidades de mercado em especificações técnicas de produto;
– Desenvolver o processo para produzir e entregar o produto;
– Definir novos padrões operacionais para o processo desenvolvido.

PARA QUE SERVE?
Serve para adequar os produtos e serviços às constantes mudanças do mercado, de forma econômica, eficiente e rápida. Com tais adequações espera-se obter aumento do valor agregado percebido pelos clientes, o aumento do market share do produto/ serviço no segmento e o aumento das vendas do produto. Busca também melhorar a margem de contribuição dos produtos/ serviços do portfolio da empresa.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Aumento de market share;
– Aumento de vendas;
– Aumento da margem do segmento;
– Redução do Custo do Produto Vendido (CPV);
– Redução do tempo de desenvolvimento de produtos;
– Redução do custo de desenvolvimento dos produtos.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Melhoria da qualidade percebida pelos clientes;
– Maior integração entre as áreas envolvidas com o desenvolvimento de produtos;
– Maior adequação dos produtos novos aos processos produtivos;
– Redução no tempo para o novo produto atingir o nível de qualidade esperado.

O QUE É?
É um processo estruturado para reduzir a Necessidade de Capital de Giro (NCG) através da análise de valores: a receber de clientes, a pagar de fornecedores e em estoque.

PARA QUE SERVE?
Serve para reduzir o Ciclo Financeiro da empresa, seja por ele estar muito acima da média do seu setor, com tendência crescente nos últimos anos, ou até mesmo quando as melhorias de receita, custos e despesas não aparecem no fluxo de caixa e no saldo de tesouraria da empresa, pois indica que a NCG não está sendo bem gerenciada

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Redução no ciclo financeiro da empresa, através da redução dos prazos das contas a receber e dos estoques, bem como do aumento de prazo do contas a pagar.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Maior entendimento do conteúdo das contas que contribuem para a necessidade de capital de giro da empresa;
– Maior participação no controle do contas a receber, contas a pagar e estoques;
– Adequação na concessão de crédito a clientes;
– Aplicação do método PDCA desde a elaboração dos planos até o tratamento das anomalias.

Avaliação de Desempenho

O QUE É?
É um processo de acompanhamento sistemático do desempenho das pessoas no trabalho. É também um instrumento para a Gestão de Pessoas, com os objetivos de:
– Formalizar metas e análises de resultados;
– Gerar feedback entre avaliadores e avaliados, indicando oportunidades de melhoria e necessidade de mudança nos processos e no comportamento;
– Disponibilizar informações estruturadas para: promover pessoas, remanejar pessoas entre cargos e unidades, desligar pessoas, indicar pessoas para serem treinadas.

PARA QUE SERVE?
Serve para:
– Preparar e orientar pessoas para procederem avaliações quantitativas (resultados mensuráveis) e qualitativas (comportamento no trabalho), de modo imparcial;
– Identificar as necessidades de aprimoramento nas competências dos gestores e colaboradores;
– Estabelecer um acordo formal, deixando claro qual a contribuição de cada colaborador no resultado global da empresa;
– Estimular o autodesenvolvimento;
– Criar procedimentos padronizados para reduzir a subjetividade do processo de avaliação.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Melhoria dos resultados da empresa;
– Aumento da receita e de mercado;
– Redução de custos e despesas;
– Aumento da produtividade.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Avaliação de pessoas utilizando um único método de medição de resultados e comportamentos;
– Comparação de desempenhos e resultados entre Unidades comparáveis;
– Priorização de programas de treinamento com foco na melhoria de resultados.

Remuneração Variável

O QUE É?
É um processo estruturado para:
– Recompensar desempenhos que atingirem ou superarem as metas;
– Aumentar o comprometimento dos colaboradores com os resultados da empresa;
– Valorizar o gerenciamento por metas e a avaliação de resultados;
– Distribuir bônus em função dos lucros e resultados obtidos pela empresa;
– Efetuar pagamentos de comissões por resultados da função comercial.

PARA QUE SERVE?
Serve para:
– Estabelecer critérios para recompensar 3 grupos: gerencial, gestores de negócio da área comercial e colaboradores em geral, através de pagamento de bônus, pagamento de comissões sobre os negócios comerciais e PLR ou PPR, respectivamente;
– Focar as pessoas no crescimento da empresa e seus mercados;
– Focar as pessoas na melhoria de resultados e processos.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
Aplicação da recompensa quando ocorre:
– Melhoria dos resultados da empresa;
– Aumento de receita e mercado;
– Redução de custos e despesas;
– Aumento da produtividade.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Aumento do grau de comprometimento dos colaboradores com os negócios da empresa;
– Recompensa às pessoas pelos resultados;
– Valorização do trabalho em equipe;
– Transformação dos custos fixos em custos variáveis;
– Criação de indicadores que meçam ganhos de produtividade;
– Contribuição para os processos de mudança e inovação;
– Garantia do retorno do capital esperado pelos acionistas.