Normas ISO + SGI + Padronização:

  1. Preparação da empresa para as Certificações: Obtenção, Manutenção e Renovação.
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O QUE É?

Norma internacionalmente reconhecida para a criação, implementação e manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade para qualquer organização, de todo tamanho ou setor.

É a base para qualquer negócio criar um sistema para assegurar a satisfação do cliente e a melhoria contínua. Dessa forma, muitas empresas utilizam esta norma como um requisito básico para selecionar um fornecedor.

Portanto, sua implementação é uma decisão estratégica, que permite às organizações aprimorarem continuamente seu desempenho, para entregarem produtos e serviços em altos níveis de qualidade ao cliente.

PARA QUE SERVE?
Serve para:
– Alinhar os propósitos da organização com as práticas da operação e o atendimento das necessidades dos clientes;
– Identificar oportunidades de melhoria por meio de ações sobre o resultado das avaliações de satisfação de clientes, tratamento de não conformidades (anomalias), ações corretivas e preventivas.
– Ter um mecanismo de controle sobre os diversos processos e produtos.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Metas atingidas por meio da utilização de controles adequados;
– Redução de custos;
– Melhoria da qualidade e da produtividade;
– Aumento da possibilidade da organização atuar em novos mercados.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Gestão consistente com os propósitos da organização e necessidades dos clientes;
– Comprometimento da equipe com as metas estabelecidas;
– Melhoria significativa no relacionamento entre as áreas da organização, por meio do entendimento do conceito de cliente interno dos processos e produtos;
– Desenvolvimento do nível gerencial e operacional com foco em resultados;
-Melhoria contínua através do tratamento de não conformidades (anomalias), implementação de ações corretivas e preventivas;
– Identificação e mitigação de riscos;
– Cumprimento de requisitos legais e regulatórios;
– Reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho realizado pela empresa.

O QUE É?
Norma internacionalmente reconhecida para a criação, implementação e manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental, para qualquer organização, de todo tamanho ou setor.

Auxilia a organização a reduzir o impacto ambiental e a ampliar os seus negócios, possibilitando que as mesmas atendam as suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com a proteção do meio ambiente.

Significa estabelecer políticas, procedimentos gerenciais e práticas operacionais voltados para a prevenção da poluição, o uso racional dos recursos ambientais e o atendimento à legislação aplicável às atividades, produtos e serviços da organização. A existência do Sistema de Gestão Ambiental pressupõe um compromisso com a melhoria contínua do desempenho ambiental.

Para uma organização ser sustentável, a mesma deve estar seriamente preocupada em como a suas ações irão impactar o meio ambiente e interferir nas condições de vida para as gerações atuais e as futuras.

PARA QUE SERVE?
Serve para garantir que a empresa esteja sempre em conformidade com os requisitos legais e que possa demonstrar ao mercado a à comunidade, sua postura de atuação responsável para com as questões ambientais, consideradas estratégicas para a sustentabilidade do negócio.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Melhoria do desempenho ambiental: emissões atmosféricas e efluentes líquidos dentro de padrões legais, gerenciamento de resíduos buscando sua redução na fonte e formas de reaproveitamento;
– Redução de desperdícios de matérias-primas e recursos ambientais (água, energia elétrica);
– Aumento da rentabilidade.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Comprometimento de todos da empresa, principalmente da liderança, com os resultados;
– Redução de riscos de acidentes ambientais, multas, processos judiciais;
– Conformidade legal e melhor relacionamento com os órgãos ambientais;
– Conformidade com os requisitos do mercado no qual a empresa atua, inclusive o mercado internacional;
– Conformidade com os requisitos de financiamento de bancos;
– Melhoria da imagem institucional perante a comunidade, mercado e colaboradores.

O QUE É?
Implantar um Sistema de Gestão Integrado (com as normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001) significa estabelecer e implantar políticas, procedimentos gerenciais e operacionais voltados para o gerenciamento integrado dos aspectos do negócio.

Este sistema de gestão busca realizar a integração dos processos de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social conforme características, atividades e necessidades de cada organização.

PARA QUE SERVE?
Serve para garantir que a empresa direcione seus esforços de maneira sistemática e integrada, para controlar seus processos, satisfazer as necessidades de seus clientes, atender à legislação ambiental aplicável e promover as melhores condições de segurança do trabalho, saúde ocupacional e responsabilidade social para seus colaboradores.

As estruturas das normas de gestão são semelhantes e fundem-se num único modelo de gestão. As normas de gestão seguem a estruturação do modelo baseado no ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act), partindo da premissa de se estabelecer uma política de gestão e realizar um planejamento, desdobrando a política em objetivos e metas de desempenho, definindo assim procedimentos e processos operacionais a fim de garantir e direcionar a implantação efetiva das diretrizes da política da organização.

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Melhoria da satisfação dos clientes;
– Redução de retrabalho e perdas por defeitos;
– Melhoria do desempenho ambiental (emissões atmosféricas e efluentes líquidos dentro de padrões legais, gerenciamento de resíduos buscando sua redução na fonte e formas de reaproveitamento);
– Redução de desperdícios de matérias primas, água, energia elétrica;
– Redução dos índices de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Gestão consistente com os propósitos da organização e necessidades dos clientes;
– Otimização na utilização dos recursos internos;
– Melhoria da comunicação;
– Melhoria do comprometimento da organização;
– Abordagem de riscos e oportunidades;
– Maior competitividade;
– Conformidade legal e melhor relacionamento com os órgãos ambientais;
– Conformidade com requisitos do mercado no qual a empresa atua;
– Conformidade com requisitos de financiamento de alguns bancos;
– Melhoria da imagem institucional perante a comunidade, mercado e colaboradores.

O QUE É?
É um sistema de recuperação de informações que compreende:
– O conjunto das atividades para criar, utilizar e avaliar os padrões e seus resultados;
– O conjunto de conceitos e critérios bem definidos e estruturados para redigir, identificar, classificar, codificar, revisar e controlar o registro, a distribuição, o recebimento e o arquivamento dos padrões, de acordo com seu tipo;
– Responsabilidade pela aprovação e função à qual ela se refere.

PARA QUE SERVE?
Serve como repositório do conhecimento da empresa. Os padrões, elaborados de acordo com os conceitos e critérios estabelecidos pelo sistema, são registrados e arquivados de forma padronizada (o sistema estabelece critérios para registro, arquivamento e pesquisa dos padrões) para serem facilmente localizados e recuperados.

Também serve para assegurar a qualidade da redação e formatação dos padrões, já que estabelece critérios comuns para que isso aconteça. Sendo assim, os padrões de um mesmo tipo obedecerão sempre a mesma estrutura (formato, quantidade e sequência de capítulos, por exemplo).

RESULTADOS QUANTITATIVOS:
– Obtenção de resultados previsíveis em processos repetitivos.

RESULTADOS QUALITATIVOS:
– Torna os processos previsíveis;
– Construção da base para a melhoria contínua;
– Possibilita uma comunicação mais eficiente e eficaz;
– Estabelece claramente os limites de delegação do trabalho;
– Assegura o domínio tecnológico da organização;
– Garante acesso ao conhecimento da técnica e tecnologia da organização.